sábado, 31 de março de 2012

Como Diferenciar um Paradiso G7 1200 de um 1050

A Esquerda(Bomfim 4171) é um modelo de Paradiso G7 1200 e a Esquerda(Real Alagoas 1098) é um modelo de Paradiso G7 1050

Bom pessoal, hoje vamos com mais uma postagem, pra ensinar pra vocês, como diferenciar um G7 Paradiso 1200 pra um Paradiso 1050, os dois tem uma aparência muito idêntica, mas alguns detalhes os diferenciam por completo, mas muitas vezes estes detalhes passam despercebidos por muitos nós Busologos, vamos a eles agora.

O Paradiso G7 1200 tem Dimensões maiores, na lateral se percebe isso nas linhas das portas da mala, que mostram ser maiores, como dá pra ver na foto como exemplo.

Outro detalhe, os Paradiso 1200 tem os Retrovisores maiores, as "orelhas" vão mais longe do que os 1050.

Outro Detalhe Crucial, o mais visivel é aquela curva na lateral do Ônibus, em que uma parte de cor Cinza, logo após as janelas, ela nos modelos 1200 vão mais embaixo, passando da linha das malas do Ônibus, acompanhando toda aquela parte preta que fica na frente do 1200 que fica o Parabrisa, outro detalhe, é que nessa mesma linha Cinza, nos 1200 ela é separada das janelas, e no 1050, ela é junta.

Outro detalhe pouco visto é o teto, os G7 Paradiso 1200 e 1050, ambos tem faixas que escondem o Ar Condicionado, mas no 1050, essa faixa é menor, deixando o Ar aparecer um pouco mais.

Outro Detalhe, e o ultimo que vi é que os G7 Paradiso 1200 não tem um compartimento, bem na lateral dianteira, antes da Roda Dianteira, e os 1050 tem.

Bom pessoal, isso foi o que percebi dando uma olhadela neles, no meu tempo de Busologo, se tiver algo errado, ou alguma diferença entre os dois que não foi citada aqui, Comentem, Criticas sempre são bem vindas, desde que sejam Construtivas!!!


E Agradecendo ao amigo Wallace Silva por ter Cedido a foto para Publicação, e Desejando ao mesmo um Feliz Aniversário, Happy Birthday Wallace!!! rsrs

sexta-feira, 30 de março de 2012

Sistema de Prefixagem - São Francisco

Veículo Série 1 (ano 2011)
Hoje, Começamos uma Série de postagens que vai ensinar a você, como identificar a série de um Ônibus das empresas que operam o sistema Urbano daqui de Maceió, As postagens não serão frequentes, A próxima postagem sobre o assunto não tem data prevista, Mas enquanto não vem, vamos indo com essa mesmo!!

Muitas empresas de Alagoas, principalmente as que operam no Sistema Urbano, utilizam um sistema pra 
organizar a frota, muito simples, prático e Eficiente.

Trata-se do sistema de prefixo por Série.

Vamos explicar como funciona o sistema de prefixo da Empresa São Francisco
Como sabemos, as empresas que operam no sistema Urbano, usam prefixos de 4 Dígitos, o primeiro Dígito, é o código da empresa na SMTT(Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), no caso da São Francisco, o Dígito 7, os outros 3 Dígitos ficam a disposição da Empresa para colocarem os dígitos que bem entenderem, a São Francisco usa o 2° e 3° dígitos, como o número do ônibus na série, e o 4° e ultimo Dígito é a Série do veículo.

A Escolha do número da série é o ano da compra dos Ônibus, como temos exemplos abaixo:

Prefixo 7087 (ano 2007, por isso o número 7 é definido) - São Francisco 7087

Prefixo 7325 (Ano 2005, por isso o número 5 é definido) - São Francisco 7325

Prefixo 7333 (Ano 2003, por isso o número 3 é Definido) - São Francisco 7333

O ano da compra dos ônibus é que definem o número da Série, mantendo assim, uma Organização na Frota da Empresa.

Abaixo estão as Séries Criadas na São Francisco desde 2000

Série 0: Ano 2000, Marcopolo Torino 1999, Mercedes Benz OF-1721 (1 Unidade) – Série Desativada.

Série 1: Ano 2001, Marcopolo Torino 1999, Volkswagen 16.210 CO (20 Unidades).

Série 3: Ano 2003, Caio Apache S21, Volkswagen 17.210 EOD e OD (16 Unidades).

Série: 5: Ano 2005, Ciferal Citmax, Mercedes Benz OF-1418 (Exceto o 7285,7295 e 7305 que São OF-1722M por serem Adaptados para deficientes físicos) (20 Unidades).

Série: 6: Ano 2006, Ciferal Citmax, Mercedes Benz OF-1418  (20 Unidades).

Série 7: Ano 2007, Ciferal Citmax, Mercedes Benz OF-1722M (20 Unidades).

Série 9: Ano 2009, Caio Apache S22, Mercedes Benz OF-1722M alongados (10 Unidades).

Série 1: Ano 2011, Caio Apache Vip II, Mercedes Benz OF-1722M (10 com porta na Esquerda) (20 Unidades).

domingo, 25 de março de 2012

Vale a Pena Ver de Novo - Postagem 5: Torino GV da São Francisco

Hoje vamos com a postagem semanal do Vale a Pena Ver de Novo, o carro é um Torino GV, ainda com a pintura antiga da São Francisco, quando era criança, via direto estes Ônibus passando por aqui perto de casa, andava bastante neles, rodaram entre meados de 1995 a 2000, ela não dispõe mais destes veículos, foram todos vendidos, alguns, ainda são Vistos em Maceió, como segue o link abaixo da foto de um Ex-São Francisco que agora faz trasporte de Funcionários da empresa Viva Ambiental, o prefixo deste da foto está ilegível, então não dá pra saber se é o mesmo da Viva ou se trata de outro veículo, a linha é a 711 - UFAL / Ponta Verde, linha esta que existe até hoje com o mesmo código, e é uma das linhas mais importantes da São Francisco.


Dados:
Carroceria: Marcopolo Torino GV
Chassi: Mercedes Benz OF-1721
Placa: Não Identificada
Prefixo: Não Identificado
Local: Maceió-AL
Créditos: Josenildo Elias(Foto), Alex Santos(Texto)

quinta-feira, 22 de março de 2012

Apresentação nos Novos Veículos da Bomfim!!!

Sábado, dia de Aniversário da Cidade Tropical de Aracaju, em Sergipe, e a Bomfim entrega um presente muito belo na cidade, não só pra ela, e sim pra todo o Nordeste, Sábado (17/03/2012), foi a apresentação dos 10 carros novos da Bomfim, 5 Carros Trucados, que tem os prefixos 4571, 4591, 4581, 4601 e 4561, São de Serviço Executivo, equipados com 46 Lugares de Excelente Conforto, TV LCD, Descanso para pernas, Cafeteira, Geladeira, Sistema de Fone Individual, Ar Condicionado, Banheiro, entre outros itens de Conforto, pra Segurança, eles tão equipados com Câmera de Ré, o Chassi O-500RSD esbanja Potência e beleza com seus 3 eixos.

Já os Convencionais, São 5 Tocos, que ocupam os prefixos 4211, 4221, 4231, 4241 e 4251, Que tem 46 Poltronas, Ar Condicionado, Banheiro, Geladeira e TV.

Como de Costume, a empresa fez uma grande comemoração na Rodoviária e em toda a cidade de Aracaju, com a apresentação dos novos carros, teve desfile, oportunidade para os Busologos de Aracaju tirarem fotos, Foi um Sábado que ficou marcado na história da Bomfim, que do ano passado pra cá, tem investido pesado em compras de veículos!!
E Agradecendo ao amigo Wallace Silva por ter cedido as fotos para Publicação no Blog, É sempre bom ter sua Ajuda aqui!!!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Explicando a Existência das portas na Esquerda do Ônibus, Pra que serve essa porta???

De um tempo pra cá, passei a ouvir perguntas repetidas vezes sobre o motivo dos novos Ônibus de Maceió estarem vindo com uma porta de nível do piso no lado Esquerdo do Ônibus(lado do motorista), pois vamos a explicação!!!

Em Maceió, está em fase de finalização da Instalação do VLT(Veículo Leve sobre Trilhos), que vai substituir o Cansados Trens a Diesel que rodam em Maceió, há muuuuitos anos, e visando uma parceria entre o VLT e as empresas de Ônibus, foi feita a proposta para que houvesse uma integração entre os dois tipos de Transporte, para quem pega Ônibus, com a mesma passagem paga no Ônibus, anda também nos VLT's, assim, pessoas que moram em cidades do interior como Rio Largo, podem economizar pagando somente a passagem do VLT, e andando também nos Ônibus da Capital para ir até locais em que o "Trens Modernos" não chegam.

Até o momento, as empresas que compraram os véiculos com a porta na esquerda, foram as: Real Alagoas, São Francisco, Piedade, Cidade de Maceió e Massayó, as empresas que ainda não compraram foram as Empresas Veleiro e Tropical

A porta na Esquerda, já está sendo utilizada para a Integração?? Ainda não, as obras do VLT não foram completamente concluídas, mas a promessa é nesse ano ainda, estejam funcionando.

Houve Especulações de que a porta na esquerda, seria utilizada para a descida no canteiro Central das Avenidas Durval de Goes Monteiro e Fernandes Lima, em uma medida desesperada da SMTT de Desafogar o Trânsito que piorou a situação de Caos nessas duas Avenidas, que nos momentos de picos não suportam tantos veículos, e que esse projeto foi barrado pelo IBAMA por motivo de que seria considerado Desmatamento Ilegal das árvores que ficam no canteiro Central das Avenidas, é tudo Boato, não é nada Confirmado Oficialmente!!


As Fotos mostram Exemplos de alguns Ônibus que não tem a porta na esquerda, essa configuração, foi adotada pelas empresas na metade de 2011!!!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Vale a Pena Ver de Novo - Postagem 4: Monobloco da São Francisco

Bom pessoal, depois de uns dias parados, vamos com a postagem semanal do "Vale a Pena Ver de Novo", eu ainda to organizando as coisas, e to pensando em um bom dia da semana, pra manter fixa a postagem dele, pra assim, ficar mais organizado, mas a foto, é extremamente uma raridade, um Monobloco Provavelmente O-364, da São Francisco, muito diferente dos Urbanos dela, na época de meados de 1988, eram muito confortáveis, com assentos Acolchoados, se destacavam na empresa e faziam também serviço de Turismo, na época também, as linhas Urbanas da São Francisco, eram só pelo Bebedouro, atualmente ela atua forte em linhas via Farol, passando pela principal Avenida da Capital, a Fernandes Lima, As informações da época partiram do amigo Josenildo Elias, que mandou a foto por e-mail junto com um texto explicando tudo o que disse aqui, Valeu Josenildo por ter cedido uma Grande Relíquia de ser grande e respeitado Acervo de fotos antigas, Parabéns!!!


Dados:
Carroceria: Mercedes Benz Monobloco O-364
Chassi: Mercedes Benz O-364
Placa: Não Identificada
Prefixo: 305
Local: Maceió-AL
Créditos: Josenildo Elias(Foto) Alex Santos(Texto)

domingo, 4 de março de 2012

Viação Central Bahia de Transportes 1680

Bom pessoal, depois de uns dois dias parados, vamos voltando a ativa, ontem compareci na Rodoviária, e foi um dia que valeu a pena, a foto desse G7 da Central Bahia é só petisco do que cliquei ontem, mas vamos postando ele hoje, o carro é relativamente novo, foi comprado em meados de Novembro ou Dezembro de 2011, eu ainda não tinha foto deles, agora tenho meu primeiro registro dele, e fiquei muito satisfeito com o registro, a Configuração de chassi Trucado, é pouco usada no Nordeste pelas empresas, mas isso vem mudando de uns tempos pra cá, a Bomfim também está trazendo alguns G7 O-500RSD, a Central Bahia trouxe estes Trucks, a Guanabara também comprou Ônibus Trucado, as únicas empresas Nordestinas que ainda não cederam a essa configuração é a Progresso, que tem G7 Toco Scania, e a Real Alagoas com G7 Toco Mercedes Benz, mas tomara que elas também comecem a comprar Trucks, porque são carros Fantásticos!!!


Dados:
Carroceria: Marcopolo Paradiso G7 1200
Chassi: Mercedes Benz O-500RSD
Placa: NYV-6197
Prefixo: 1680
Local: Maceió-AL
Créditos: Alex Santos (Foto e Texto)

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vale a Pena Ver de Novo - Postagem 3: Urbanus Scania da Real!!!

Olá Pessoal, hoje vamos com mais uma postagem do Vale a Pena ver de Novo, a foto da vez vem do grande acervo de fotos antigas do amigo Josenildo Elias, esse Urbanus da Real, assim como os outros, já foram vendidos, e deixaram saudade a todos, até em mim, que quando era criança, brincava muito dentro deles, eu sempre era o motorista, rsrs, o ronco do F112 é inesquecível, a qualidade desses carros era de dar inveja a muitos, é muito oculta hoje, a história da frota de uns 20 a 30 anos atras dos Ônibus Urbanos de Maceió, mas o pouquinho que a gente tem, vamos divulgando aqui para todos, para relembrar desses tempos bons!!!


Dados:
Carroceria: Busscar Urbanus
Chassi: Scania F112HL
Placa: OTF-0020
Prefixo: 049
Local: Maceió-AL
Créditos: Josenildo Elias(Foto) Alex Santos(Texto)