sexta-feira, 16 de março de 2012

Explicando a Existência das portas na Esquerda do Ônibus, Pra que serve essa porta???

De um tempo pra cá, passei a ouvir perguntas repetidas vezes sobre o motivo dos novos Ônibus de Maceió estarem vindo com uma porta de nível do piso no lado Esquerdo do Ônibus(lado do motorista), pois vamos a explicação!!!

Em Maceió, está em fase de finalização da Instalação do VLT(Veículo Leve sobre Trilhos), que vai substituir o Cansados Trens a Diesel que rodam em Maceió, há muuuuitos anos, e visando uma parceria entre o VLT e as empresas de Ônibus, foi feita a proposta para que houvesse uma integração entre os dois tipos de Transporte, para quem pega Ônibus, com a mesma passagem paga no Ônibus, anda também nos VLT's, assim, pessoas que moram em cidades do interior como Rio Largo, podem economizar pagando somente a passagem do VLT, e andando também nos Ônibus da Capital para ir até locais em que o "Trens Modernos" não chegam.

Até o momento, as empresas que compraram os véiculos com a porta na esquerda, foram as: Real Alagoas, São Francisco, Piedade, Cidade de Maceió e Massayó, as empresas que ainda não compraram foram as Empresas Veleiro e Tropical

A porta na Esquerda, já está sendo utilizada para a Integração?? Ainda não, as obras do VLT não foram completamente concluídas, mas a promessa é nesse ano ainda, estejam funcionando.

Houve Especulações de que a porta na esquerda, seria utilizada para a descida no canteiro Central das Avenidas Durval de Goes Monteiro e Fernandes Lima, em uma medida desesperada da SMTT de Desafogar o Trânsito que piorou a situação de Caos nessas duas Avenidas, que nos momentos de picos não suportam tantos veículos, e que esse projeto foi barrado pelo IBAMA por motivo de que seria considerado Desmatamento Ilegal das árvores que ficam no canteiro Central das Avenidas, é tudo Boato, não é nada Confirmado Oficialmente!!


As Fotos mostram Exemplos de alguns Ônibus que não tem a porta na esquerda, essa configuração, foi adotada pelas empresas na metade de 2011!!!

3 comentários:

  1. Oi Alex, tudo bem? Uma matéria interessante de ser publicada aqui seria sobre a lei decretada sobre os escapamentos de ônibus aqui em Maceió em 1992 (em janeiro daquele ano, se não me falha a memória), essa lei determinava que todos os ônibus urbanos daqui teriam que ter canos de escape na traseira e voltados para cima dos coletivos. Até essa época, os urbanos daqui traziam, em sua grande maioria, (com exceção dos monoblocos Mercedes Benz O-365 da extinta empresa ETURB, adquiridos em 1988, que já traziam os escapes na traseira e direcionados para cima como ocorre até hoje nos veículos atuais) escapamentos à esquerda dos veículos e no meio, na parte de baixo, e tinha também a exceção dos monoblocos MBB O-364, que circulavam aqui nesta época, onde o escape vinha no para-choque traseiro, no lado direito. Seria legal essa postagem e com direito a fotos da época, tratando do assunto.

    ResponderExcluir
  2. Krl eu queria uma resposta não um livro pouhan

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir